Como Provar Vinho

A prova de um vinho não é uma ciência oculta. Quer esteja a abrir uma nova garrafa em casa, quer esteja a provar o vinho num restaurante, há alguns passos simples que deve ter em conta.

  1. Deve usar um copo adequado ao estilo de vinho que está a provar. Nunca beba da garrafa. Nunca.
  2. Deve garantir que o vinho está à temperatura adequada. Não é a temperatura ambiente, a menos que tenha a climatização regulada para Branco ou Tinto.
  3. Deve ter o paladar limpo, portanto evite comer um dente de alho antes da prova!

Por fim, uma nota importante: na prova deverá conseguir distinguir algumas características objectivas do vinho, mas não sinta pressão para adorar um vinho só porque é caro. Uma coisa é o que o vinho é, outra é o que pensamos dele.

 

OLHAR

 

 

O primeiro exame a fazer é olhar o vinho. Não é preciso usar uma lupa, ou apontar uma lanterna para ver melhor a cor. Basta um olhar para perceber se o vinho tem uma cor limpa e brilhante e, sobretudo, para se detectar algum resíduo de rolha ou outro que possa ter sido vertido para o copo. Tirando isso, se lhe disseram que é vinho e se, efectivamente, parece vinho, está no caminho certo.

Aproveite a gire um pouco o copo, espalhando o vinho pelas paredes do copo. Esse movimento vai ajudar a libertar os aromas e dá-lhe uma percepção da força do vinho, pela maior ou menor viscosidade da lágrima que fica nas paredes do copo.

 

CHEIRAR

 

 

Se o que tem no copo efectivamente parece ser vinho, é um bom princípio. Agora é preciso cheirá-lo para perceber quais os seus aromas e carácter.

Atenção: não precisa enfiar o nariz no copo durante meia-hora, nem snifar o copo como um cão de caça à procura da presa.

Agite o copo um pouco, o que ajudará a libertar os seus aromas, e cheire-o brevemente. Deverá distinguir imediatamente algum aroma defeituoso, como o cheiro a mofo, rolha ou vinagre. Se sentir cheiro a vinagre e não tiver pedido vinagre, peça outra garrafa.

Com tempo e treino, aprenderá a reconhecer imensos aromas no vinho.

 

PROVAR

 

Parece vinho, cheira a vinho – provavelmente, é vinho. Pelo sim, pelo não, o melhor é mesmo provar!

Para provar, não precisa de um copo cheio. Basta um gole, para tirar as medidas ao vinho. Dê um pequeno gole e passeie o vinho na boca só o tempo necessário para sentir o seu sabor espalhado pela boca.

O vinho não é um elixir dentífrico, por isso não precisa ficar 1 minuto a bochechá-lo. Não retira mais sabor por isso e vai acabar por fazer uma estranha figura.

Engula o vinho e depois avalie como se comportou nos seus sabores, bem como no sabor que permanece na boca.

E então: gostou?

 

Fonte: WikiVINHA

 

 

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Roberto dos Santos Abreu Itapetininga ME - CNPJ: 11.193.910/0001-54 © Todos os direitos reservados. 2024